Carregando cotações...

‘Foram dias angustiantes’, diz produtora que perdeu 48 vacas leiteiras em 36 horas no RS

‘Foram dias angustiantes’, diz produtora que perdeu 48 vacas leiteiras em 36 horas no RS

Uma família de agricultores de Novo Xingu (RS) perdeu 48 vacas leiteiras em lactação em poucas horas, no início de janeiro deste ano. “Mais de 30 anos de trabalho, dedicação, história e amor perdidos em menos de 36 horas”, lamenta a produtora rural Ana Paula Winter.

O episódio envolvendo a família Winter causou forte comoção na comunidade e desencadeou uma série de ações de solidariedade. “Nos primeiros dias, formamos um grupo de apoio com 11 pessoas da comunidade. Tivemos algumas iniciativas para ajudar nossa família. A primeira ação foi um Pix solidário. Depois, organizamos uma vaquinha para a compra de animais e o pagamento de contas. Posteriormente, veio também uma campanha de doação de animais”, relata Ana.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Segundo a produtora, a morte dos animais foi provocada por uma intoxicação na pastagem. “Foi uma intoxicação alimentar por nitrito e nitrato. Com a falta de luz, a planta não conseguiu realizar a fotossíntese de forma adequada, o que comprometeu a metabolização dessas substâncias. Isso levou à formação de compostos tóxicos, que resultaram na morte dos animais.”

Com a perda do rebanho, a família estima um prejuízo de aproximadamente R$ 600 mil. Além do impacto financeiro, a produção de leite foi totalmente interrompida. Antes do ocorrido, a propriedade produzia cerca de 1.200 litros de leite por dia, principal fonte de renda da família.

“Foram dias muito angustiantes. A infraestrutura da propriedade continua lá, mas a rotina mudou completamente. Passamos pelos espaços e sentimos a ausência dos animais”, afirma a produtora.

Com o apoio da comunidade, a família conseguiu iniciar o processo de retomada da produção. A chegada dos primeiros animais ocorreu no início de fevereiro. “No dia 2 de fevereiro, começaram a chegar os animais doados. Ao todo, recebemos 23, entre novilhas recém-nascidas e vacas em lactação.”

De acordo com Ana, parte dos animais já entrou em produção. “Recebemos 17 vacas em produção. Além disso, a propriedade já tinha duas vacas paridas que estavam em outro piquete e não tiveram contato com a pastagem. Hoje, contamos com 19 vacas em lactação. Também recebemos novilhas prenhas, que devem parir a partir de março.”

A produtora destaca que a mobilização da comunidade foi decisiva para a retomada da atividade. “Estávamos perdidos, mas mantivemos a fé e a esperança. A chegada dos animais reacendeu nossa confiança. Faltam palavras para agradecer todo o apoio recebido, cada compartilhamento, cada mensagem, cada contribuição e cada animal doado.”

Emocionada, Ana reforça o sentimento de gratidão. “Não consigo agradecer individualmente a todos, mas deixo aqui meu muito obrigado a cada pessoa que ajudou nossa família, que abraçou nossa história e nos deu a oportunidade de continuar nessa atividade que tanto amamos e que faz parte da nossa vida há mais de 30 anos.”

O post ‘Foram dias angustiantes’, diz produtora que perdeu 48 vacas leiteiras em 36 horas no RS apareceu primeiro em Canal Rural.

Fonte original: canalrural.com.br